domingo, 9 de novembro de 2014

Eisenstein na Televisão:

É verdade que a televisão é um meio que em 90% serve aos interesses do capital. Mas enquanto instrumento de comunicação, a TV também pode ser uma importante ferramenta que educa a sensibilidade, transmitindo conteúdos que permitam um alargamento da consciência política e da formação cultural dos telespectadores. Sendo assim, quando falamos no potencial educativo da TV ou de um modelo de TV educativa, é importantíssimo que a História do cinema seja colocada em foco. Neste sentido é papel da televisão discutir cinematografias que fujam dos padrões convencionais da indústria. O canal Futura por exemplo, exibiu ontem e irá exibir hoje filmes de ninguém menos que Serguei Eisenstein.
 Num deserto de alienação que é a programação de vários canais de TV, Eisenstein representa um oásis e tanto. Ivan, O Terrível (1944) exibido ontem,  e A Greve(1924), que vai ao ar hoje na Futura(22h), são 2 verdadeiras pérolas do cinema soviético. Ambos estão situados em momentos distintos da carreira de Eisenstein: Ivan, O Terrível pertence a um período em que a censura stalinista e as obras de encomenda eram grandes ameaças para o trabalho dos artistas soviéticos. Ainda assim, fica difícil negar a densidade de uma fotografia que obriga todo e qualquer cinéfilo a conhecer esta obra. A Greve , já é um caso mais interessante: neste primeiro longa de Eisenstein, a tese da Montagem de Atrações é posta em prática, fazendo do filme expressão do movimento dialético entre as imagens. 
 Que na programação dos canais de TV voltados para o cinema de qualidade, prevaleça a figura de cineastas revolucionários como Eisenstein.


                                                                                               Lenito 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário