segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A LUTA POR UMA NOVA CULTURA


...É evidente que , para se ser exato, deve-se falar de luta por uma nova
cultura e não por uma nova arte (em sentido imediato). Talvez, nem sequer se
possa dizer, para se ser exato, que se luta por um novo conteúdo da arte, já
que este não pode ser pensado abstratamente, separado da forma. Lutar por uma
nova arte significaria lutar para criar artificialmente os artistas. Deve-se
falar de luta por uma nova cultura, isto é, por uma nova vida moral, que não
pode deixar de ser intimamente ligada a uma nova intuição da vida, que chegue
a se tornar um novo modo de sentir e de ver a realidade e, consequentemente,
um mundo ligado intimamente relacionado com artistas possiveis e com obras
de arte possíveis...

Antonio Gramsci, 1926(?)

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A MISSÃO CULTURAL DO PROLETARIADO





... Nada possuindo o proletariado não pode, na sua marcha para frente, criar uma cultura nova em folha, enquanto conservar-se nos quadros da sociedade burguesa... Tudo o que se pode fazer hoje é proteger a cultura da burguesia contra o vandalismo da reação burguesa... A classe operária só poderá criar uma arte própria depois de libertar-se completamente de sua atual situação de classe.
Rosa Luxemburgo, 1903.

O TEATRO E OS DEUSES

... A juventude quer que se ligue o segredo das coisas ás suas multiplas aplicações. Está ai uma idéia de cultura que não se ensina nas escolas, porque atrás dessa idéia de cultura há uma idéia de vida que só pode incomodar as escolas, porque destrói seus ensinamentos... Essa idéia de vida é mágica e supõe a presença de uma chama em todas as manifestações do pensamento humano; e hoje, esta imagem do pensamento se incendeia, parece a todos nós que ela está contida no teatro, e nós acreditamos que só o teatro é feito para manifesta-la. Mas hoje a maior parte das pessoas pensa que o teatro nada tem a ver com a realidade. Quando se fala de alguma coisa que caricatura a realidade, todo mundo pensa que se trata de teatro. Porém, somos muitos na França a crer que somente o verdadeiro teatro pode nos mostrar a realidade.
... A vida para nós não é nem lazarento, nem sanatório, nem mesmo laboratório, e nós, não pensamos, por outro lado, que se possa aprender uma cultura através de palavras ou de idéias. Não é pela exterioridade de seus costumes que uma civilização se comunica. Em lugar de ter piedade do povo, somos favoráveis a que se faça renascer as virtudes esquecidas por um povo que poderia, assim, por si mesmo, chegar a civilizar-se... Eu chamo de cultura orgânica uma cultura baseada no espírito em relação com os orgãos, o espírito mergulhado em todos os orgãos e se respondendo ao mesmo tempo. Há nessa cultura uma idéia de espaço, e eu digo que a verdadeira cultura só pode ser aprendida no espaço, e que é uma cultura orientada, como o teatro o é.
Antonin Artaud, 1936.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dia do Historiador

Dia do Historiador
O dia do historiador foi instituído e será comemorado dia 19 de agosto!
Carolina Rocha
15/1/2010
•    O mês de agosto nunca mais será o mesmo! A partir desse ano, os historiadores de plantão poderão comemorar no dia 19 de Agosto sua tão digna profissão. O dia 19 foi escolhido em homenagem ao nascimento de Joaquim Nabuco – 19/08/1849. Nabuco foi diplomata, poeta, orador e memorialista durante o Império e, apesar de nascido em família escravocrata, se opôs à escravidão em muitos de seus escritos. Do seu nascimento até 2009, ano em que a lei foi aprovada, passaram-se 161 anos; antes tarde do que nunca, afinal: “um povo sem história, é um povo sem memória”. Abaixo um trecho da lei:
LEI Nº 12.130, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009.

Institui o Dia Nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.
O VICE–PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o É instituído o Dia Nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.