terça-feira, 3 de julho de 2012

DISCURSO DE CAETANO VELOSO DURANTE O FESTIVAL DA CANÇÃO EM 1968



Mas é isso que é a juventude que diz que quer tomar o poder? Vocês
tem coragem de aplaudir, este ano, uma música, um tipo de música que
vocês não teriam coragem de aplaudir no ano passado! São a mesma
juventude que vão sempre, sempre, matar amanhã o velhote inimigo que
morreu ontem! Vocês não estão entendendo nada, nada, nada,
absolutamente nada. Hoje não tem Fernando Pessoa. Eu hoje vim dizer
aqui, que quem teve coragem de assumir a estrutura de Festival, não
com o medo que o Sr Chico de Assis pediu, mas com a coragem, quem teve
essa coragem de assumir essa estrutura e faze-la explodir foi Gilberto
Gil e fui eu!. Não foi ninguém, foi Gilberto Gil e fui eu!.
Vocês estão por fora! Vocês não dão pra etender. Mas que juventude é
essa? Que juventude é essa? Vocês jamais conterão ninguém. Vocês são
iguais sabem a quem? São iguais sabem a quem? Tem som no microfone?
Vocês são iguais sabem a quem? Aqueles que foram na RODA VIVA e
espancaram os atores! Vocês não diferem em nada deles. Vocês não
diferem em nada. E por falar nisso. Viva Cacilda Becker! Viva Cacilda
Becker! Eu tinha me comprometido a dar esse viva aqui, não tem nada a
ver com vocês. O problema é o seguinte: Vocês estão querendo policiar
a música brasileira. O Maranhão apresentou, este ano, uma música com
arranjo de Charleston. Sabem o que foi? Foi a GABRIELA do ano passado,
que ele não teve coragem de, no ano passado, apresentar por ser
americana. Mas eu e Gil já abrimos o caminho. O que é que vocês
querem? Eu vim aqui para acabar com isso!
Eu quero dizer ao juri: Me desclassifique. Eu não tenho nada a ver
com isso. Nada a ver com isso, Gilberto Gil. Gilberto Gil está comigo
, para nós acabarmos com o Festival e com toda a imbecilidade que
reina no Brasil. Acabar com tudo isso de uma vez. Nós só entramos no
Festival para isso. Não é Gil? Não fingimos aqui que desconhecemos o
que seja Festival, não. Ninguém nunca me ouviu falar assim. Entendeu?
Eu só queria dizer, Baby. Sabe como é? Nós, eu e ele, tivemos coragem
de entrar em todas as estruturas e sair de todas. E vocês? Se vocês
forem... Se vocês, em política, forem como são em Estética, estamos
feitos! Me desclassifique junto com o Gil! Junto com ele, tá
entendendo? E quanto a vocês... O juri é muito simpático, mas é
incompetente. Deus está solto! ...
...Fora do tom, sem melodia. Como é juri? Não acertaram?
Qualificaram a melodia de Gilberto Gil? Ficaram por fora. Gil fundiu a
cuca de vocês? É assim que eu quero ver. Chega!


Caetano Veloso, 1968.

Nenhum comentário:

Postar um comentário