Estamos de volta com mais um ano de luta pela frente. Nossa publicação agora terá uma periodicidade semanal. Este novo formato permitirá uma elaboração mais substanciosa dos questionamentos e reflexões que realizamos no campo da teoria revolucionária da arte. Vale lembrar que aqui a reflexão estética efetiva-se a partir de um modelo de imprensa comprometido com os interesses históricos da classe trabalhadora .Ao longo dos últimos anos este periódico sustenta a seguinte tese: dentro das mais variadas correntes estéticas, é preciso refletir sobre as relações entre arte e socialismo.
Continuaremos ao longo deste ano insistindo na necessidade do debate estético dentro da esquerda brasileira. Nosso blog é independente, ou seja nunca foi uma publicação vinculada a nenhum partido político ou organização política em particular. É esta independência que permite o trânsito teórico entre diferentes concepções artísticas revolucionárias. Portanto, nosso objetivo sempre foi o de colaborar, dialogar com aquilo que os militantes da cultura já realizam; sendo que nós também somos militantes empenhados nesta luta que está longe de ser um mero detalhe; ao contrário, ela exige a pesquisa permanente, o esforço constante e a coragem política para se opor à cultura dominante.
Nossos textos e vídeos abrangem uma produção que possui um caráter de agitação e propaganda. Este perfil, no entanto, não pode ser confundido com a simplificação panfletária da arte. Defendemos, dentro da pluralidade, a necessidade das obras de arte serem encaradas enquanto totalidade estética; quer dizer, a arte não é atalho para a mera propaganda de ideias políticas. Analisando as relações entre forma e conteúdo, nosso blog almeja difundir a ideia de que se a arte não fará a revolução socialista, tal revolução não poderá ser feita sem a arte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário