quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Boletim Lanterna. Ano 08. Edição 125

Repudiamos todas as formas de " nostalgia " dos regimes políticos autoritários. Na história do Brasil as ditaduras serviram para perpetuar os privilégios da classe dominante. É importante que os trabalhadores brasileiros saibam das tristes consequências políticas e culturais que períodos autoritários trouxeram para o povo.
 A arte empenhada nas lutas pela libertação foi esmagada por ditaduras. Durante a ditadura do Estado Novo(1937-45) observamos  fogueiras de livros que foram realizadas para queimar romances sociais empenhados na denúncia da miséria; além de prisões e perseguições que escritores e militantes políticos sofreram. Durante a ditadura militar(1964-85) artistas e intelectuais foram presos, torturados e expulsos do país; sem contar que a censura calou muitos filmes, livros, canções, peças de teatro, artigos, aulas etc. 
 Se você pensa que os defensores da liberdade e da igualdade são " vagabundos " , passe longe do nosso blog. Mas se você acredita na importância da arte e do conhecimento crítico para contribuir com a transformação política da sociedade, divulgue nossa pequena trincheira cultural.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário