terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A FUNÇÃO DAS ARTES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA










(...)A arte é eternamente importuna, permanentemente revolucionária. Assim é porque o artista, na medida da sua grandeza, sempre confronta o desconhecido, e o que traz de volta desta confrontação é uma novidade, um novo simbolo, uma nova visão da vida, a imagem exterior de coisas interiores. Sua importância para a sociedade não é o fato de que ele exprime opiniões recebidas ou dá expressão clara aos sentimentos confusos das massas: esta é a função do político, do jornalista, do demagogo. O artista é o que os alemães chamam de ein Ruttler, um perturbador da ordem vigente. O maior inimigo da arte é a mente coletiva em qualquer das inúmeras manifestações. A mente coletiva é como a água que sempre procura o nível mais baixo da gravidade: O artista luta para sair desse pântano, para buscar um nível mais elevado de sensibilidade e percepção individuais. Os sinais que manda de volta muitas vezes são incompreensiveis para a multidão, mas em seguida vem os filósofos e os críticos para interpretar a mensagem(...). Acredito que só haja um modo de salvar a nossa civilização e este é reformar de tal maneira as sociedades que a compõm que, no sentido das frases já definidas, os fenômenos sensoriais concretos da arte sejam novamente manifestados em nossa vida quotidiana. Dei a esta reforma o nome de EDUCAÇÃO PELA ARTE e que agora tem defensores em todo o mundo. Mas o que não salientei suficientemente, e o que muitos dos meus companheiros de trabalho neste campo não compreendem o bastante, é a natureza revolucionária do remédio(...). Uma educação pela arte não prepara os seres humanos para os atos irracionais e mecânicos da indústria moderna, não os concilia com um lazer destituido de propósito construtivo, não os deixa satisfeitos com o entretenimento passivo. Ela visa criar agitação e crescimento em toda parte, substituir a conformidade e imitação em cada cidadão por um dote de poder imaginativo "num tipo que não se tomou por empréstimo e que é todo seu".
Herbert Read, 1967.

2 comentários:

  1. Achei o texto maravilhoso.Realmente a arte tem a capacidade de mudar comportamento,tornar o espectador mais crítico,olhar o mundo com um olhar diferente,sair da situação cômoda,enxergar as entrelinhas da vida,enxergar melhor a si mesmo.Agir e interagir com segurança,ser enfim mais culto e prodigioso.

    ResponderExcluir
  2. Afonso Machado! Você encontrou uma Grande Definição do que a Arte em todo os sentidos da Existência, não só na Sociedade Contemporânea, mas nas demais sociedades que estão por vir no Futuro e digo que próximo, faço licenciatura em Artes Visuais, e esse texto só fez crescer a minha motivação, a Arte é muito mais do que um Movimento, Ela nos faz querer Mais, Deixar o que é Clichê, aprimorar, ultrapassar nossos limites simplesmente usando o "desconhecido", Se todos olhassem para a Arte como Seguimento de Revolução com certeza nossa Sociedade estaria Salva!

    ResponderExcluir