sábado, 9 de fevereiro de 2013

A REFLEXÃO ESTÉTICA ATRAVÉS DO CINEMA DE GODARD




Camaradas e amigos:

 1- A História da arte dos últimos cem anos é o caminho que leva ao
conceito da arte como sua própria ciência.

 2- Nós não somos quem usa uma linguagem obscura. Ao contrário, é a
nossa sociedade que é hermética e fechada na mais pobre das linguagens
possíveis.

 3- Maiakóvski na poesia. Sergei Eisenstein no cinema. Eles que
lutaram por uma definição de arte socialista foram apunhalados pelas
costas por Trotski e pelos outros. Foram eles que, dois meses após
tomarem o Palácio de Inverno, para assinar o tratado de paz de Brest
Litovsk, aceitaram a linguagem imperialista.


   A arte não reproduz o visivel. Ela inventa o visivel.

  Questionamento: " Mas o efeito estético é imaginário ".

  Sim, mas o imaginário não reflete a realidade. Ele é a realidade do
reflexo. Ás vezes, você ouve afirmações como: use apenas três cores.
As três cores primárias: azul, amarelo e vermelho. Perfeitamente puras
e em perfeita harmonia, sob o pretexto de que " todas as outras cores
estão lá ". Para tudo o que vemos devemos considerar três coisas: a
posição do olho que vê, o objeto visto e a fonte de luz. Talvez a
realidade ainda não tenha se mostrado a ninguém.
   Quanto a nós exigimos a unidade da política e da arte, a unidade do
conteúdo e da forma, a unidade de um conteúdo político revolucionário
e de uma forma artística mais perfeita possível. As obras sem valor
artístico, não importa o quão políticamente avançadas, são ineficazes.
Na literatura e na arte devemos lutar em duas frentes.


                                Jean Luc Godard, 1967.

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