terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O TEATRO SEGUNDO MEYERHOLD



Retorna á arte do teatro a arte que havia sido por ele perdida - a
arte da forma.
A tarefa cenográfica deve ser fundida com a tarefa da ação
dramática, movida pelo jogo do ator; além disso, deve haver uma
correspondência escancarada entre a ideia fundamental e a música
interna da obra, entre as sutilezas da psicologia e o estilo, o decoro
da encenação.
Na mise en scéne e no jogo dos atores são produzidos novos recursos
de imagens intencionalmente convencionados. Ás formas da arte teatral
se comunicam linhas de condensação premeditada - em cena nada deve ser
casual.
Em alguns casos os atores são postos o mais perto possível do
espectador. Tal recurso faz com que os atores se libertem dos detalhes
cotidianos casuais do estabanado aparelho cênico, dando á sua própria
mímica a liberdade de uma expressividade mais refinada e ajudando a
voz do ator a criar matizes mais sutis, o que causa um aumento da
receptividade dos espectadores, e destrói, de certa maneira, a
barreira entre eles e os atores.


Vsévold Meyerhold, 1912.

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