Em duas palavras: o programa teatral do Proletkult não consiste na "
utilização dos valores do passado ", nem na " invenção de novas formas
de teatro ", mas na abolição da própria instituição do teatro
enquanto tal, substituindo-a por um local de apresentação de
experiências que visam a elevar o nível organizacional da vida
coletiva das massas. A organização de oficinas de trabalho e a
elaboração de um sistema científico para a elevação deste nível são
tarefas imediatas da sessão científica do Proletkult no campo teatral.
As demais atividades estão sob o signo do " por enquanto ";
execução das tarefas secundárias, não daquelas essenciais para o
Proletkult. Este " por enquanto ", apresenta duas linhas, tendo ambas
por lema o conteúdo revolucionário:
1- TEATRO FIGURATIVO - NARRATIVO(estático, de costumes - ala direita)
2- TEATRO DE AGI-ATRAÇÕES(dinâmico e excêntrico - ala esquerda)
...Atração (do ponto de vista teatral) é todo aspecto agressivo do
teatro, ou seja, todo elemento que submete o espectador a uma ação
sensorial ou psicológica, experimentalmente verificada e
matematicamente calculada, com o propósito de nele produzir certos
choques emocionais, que por sua vez, determinem em seu conjunto
precisamente a possibilidade do espectador perceber o aspecto
ideológico daquilo que foi exposto, sua conclusão ideológica final.
Sergei Eisenstein, 1923.
utilização dos valores do passado ", nem na " invenção de novas formas
de teatro ", mas na abolição da própria instituição do teatro
enquanto tal, substituindo-a por um local de apresentação de
experiências que visam a elevar o nível organizacional da vida
coletiva das massas. A organização de oficinas de trabalho e a
elaboração de um sistema científico para a elevação deste nível são
tarefas imediatas da sessão científica do Proletkult no campo teatral.
As demais atividades estão sob o signo do " por enquanto ";
execução das tarefas secundárias, não daquelas essenciais para o
Proletkult. Este " por enquanto ", apresenta duas linhas, tendo ambas
por lema o conteúdo revolucionário:
1- TEATRO FIGURATIVO - NARRATIVO(estático, de costumes - ala direita)
2- TEATRO DE AGI-ATRAÇÕES(dinâmico e excêntrico - ala esquerda)
...Atração (do ponto de vista teatral) é todo aspecto agressivo do
teatro, ou seja, todo elemento que submete o espectador a uma ação
sensorial ou psicológica, experimentalmente verificada e
matematicamente calculada, com o propósito de nele produzir certos
choques emocionais, que por sua vez, determinem em seu conjunto
precisamente a possibilidade do espectador perceber o aspecto
ideológico daquilo que foi exposto, sua conclusão ideológica final.
Sergei Eisenstein, 1923.
Nenhum comentário:
Postar um comentário