sábado, 6 de abril de 2013

AS SEMENTES DO CINEMA REVOLUCIONÁRIO BRASILEIRO



Foi na década de cinquenta que a temperatura do cinema brasileiro
subiu, fazendo assim com que a sétima arte arrancasse o traje
europeu/norte-americano e mostrasse com a nudez realista os dramas
nacionais.O filme RIO, 40 GRAUS de 1955, é um divisor de águas na
História do cinema brasileiro exatamente por enfrentar com a corajem
dos pioneiros, a mediocridade nas salas de exibição. Não é de hoje que
comédias-cosméticas e cinemão xerox-hollywood são os males do cinema
brasileiro. Entretanto, as imagens da realidade e as possibilidades
políticas para transforma-la, não podem se calar atrás do semblante da
classe média boba alegre. Tanto isto é fato que Nelson Pereira dos
Santos, um cineasta isolado nos anos cinquenta mas convicto do poder
de intervenção social do cinema, revelou a miséria de um Rio de
Janeiro em preto e branco. Tudo bem que as comédias da Atlântida e o
cinema colonizado da Vera Cruz também eram em preto e branco(não era
opção estética, era também uma realidade tecnológica). No entanto, as
cores do descompromisso(musicais contendo a caricatura do povo) e da
artificialidade das imagens limpinhas(técnicos europeus filmavam com
um olhar alienígena), impediam com que o cinema fosse um meio de
compreensão dos problemas sociais do nosso país. Nelson nos ofereceu
com generosidade e crueza um Brasil que a burguesia procura esconder
até hoje.
Nelson Pereira dos Santos e outros como o crítico e também
cineasta Alex Viany(atenção companheiros do LANTERNA: é preciso
escrever sobre este homem! um revolucionário que não pode ser
esquecido!) captaram os elementos revolucionários do Neo-realismo
italiano: rompendo com os grandes estúdios, a italianada descobriu a
rua, o povo...Nomes como Rossellini retomam o ideário do cinema
político para tratar de uma Itália devastada pelo fascismo e pela
guerra. O movimento do Neo-realismo forneceu o pano de fundo estético
para que Nelson e outros poucos, decifrassem os dramas da sociedade
carioca. Devemos disernir aqui o realismo canalha do realismo
engajado. O primeiro tem por tema a realidade em sua espessura brutal
e anti-romântica, mas acaba pelo cinismo(e até pelo sadismo) sendo
conivente com o real. Já o realismo engajado ataca e expõe as
contradições do real não para promove-lo e sim para exigir sua
transformação. Este realismo engajado encontramos em Nelson Pereira
dos Santos: com Rio, 40 Graus, Nelson fez um filme popular, engajado e
ao mesmo tempo distante do perigo do realismo canalha e da tara
populista simplificadora do drama. Ele mostra que o cinema político de
qualidade tem um endereço certo: O Brasil.
Rio, 40 Graus, é um filme de autor porque não tem compromisso com a
indústria. É um filme revolucionário porque ao recusar estúdios
faraônicos busca em cenários " naturais " uma cidade em que garotos
miseraveis se viram vendendo amendoim. A pobreza do Rio de
Janeiro(então capital da República) surge através do movimento
dialético da câmera, da crueza que faz do povo pobre na tela um grito
contra a complacência da classe dominante e ao mesmo tempo a antítese
visual do discurso econômico otimista no Brasil do pós-guerra.
Podemos afirmar inclusive que este filme lança sementes realistas para
o moderno cinema político no Brasil. Ou seja, um verdadeiro
contraponto ás chanchadas e ao cinemão.
Sendo assim encontramos os motivos para a perseguição que o filme
sofreu pela censura(isto em plena democracia burguesa!). A censura se
explica não pelo fato do filme mostrar crianças pobres, afinal filmes
piedosos que apelam para sentimentos como caridade, são estimulados
pela burguesia. O problema é que o filme não atende a ótica da classe
dominante: ele devolve ao povo brasileiro a sua própria miséria, o que
pode estimular(graças aos recursos do realismo) o descontentamento, a
crítica e a discussão política sobre os mecanismos econômicos e
sociais geradores da miséria.
É preciso rever RIO, 40 GRAUS para se recuperar não o realismo
enquanto proposta conivente e que apela para a violência vazia. Este
filme deve ser revisto para encorajar as novas gerações de cineastas a
não terem medo de ficarem isoladas diante do cinema comercial. Nelson,
aquele que lançou as bases do movimento do Cinema Novo, é um cineasta
atual, preciso e engajado.

Geraldo Vermelhão

FILME: Rio, 40 Graus
DIREÇÃO: Nelson Pereira dos Santos
ANO: 1955.
LOCAL DE EXIBIÇÃO: Mis-Campinas
DIA: 6/04
HORÁRIO: 19:30

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