segunda-feira, 20 de julho de 2015

O ativismo artístico contra uma Europa reacionária:


Enquanto o imperialismo alemão come solto, estrangulando a Grécia com uma política neocolonial, coletivos de artistas reagem contra o conservadorismo. O problema da imigração na Europa, por exemplo, vem sendo debatido criticamente por coletivos de artistas como o ZPS(Zentrum Fur Politische Schonheit); em português o nome do coletivo alemão pode ser traduzido como Centro Para Beleza Política. Sem querer aqui colocar em foco a orientação ideológica do ZPS, o fato é que estes artistas estão fazendo um barulho dos diabos numa Europa ultra burguesa.
  Desafiando os limites entre realidade e ficção, entre teatro e protesto social, o ZPS vem escancarando feridas como a da imigração. Na série " Os Mortos Estão Chegando ", o coletivo cria uma ação baseada num constrangimento real: 1.800 imigrantes morreram no primeiro semestre de 2015, ao atravessarem o mar(sendo que cerca de 50 mil chegaram de barco na Itália). Homenageando os imigrantes mortos através do enterro e da marcha, O ZPS ataca em suas manifestações os governos europeus que se fecham para os imigrantes.
 A importância das ações de um coletivo como o ZPS está na inserção do teatro na vida concreta, em suas dores e contradições políticas. Philipp Ruch, diretor teatral e principal cabeça do coletivo, sabe fazer do elemento cênico uma ação crítica sobre a realidade.


                                                                                                     Os Independentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário