quinta-feira, 3 de novembro de 2011

MÉTODO DE REALIZAÇÃO DE UM FILME OPERÁRIO:


Para a realização de qualquer filme existe apenas um método: A Montagem de Atrações. Para saber como é e porque, veja-se o livro CINEMA HOJE. Nele - a bem dizer de um modo um tanto intrincado e ilegível - está exposta minha concepção da construção de um filme.

O caráter de classe se manifesta:

1- Na definição da proposta da obra: na utilidade social do efeito da descarga emocional e psicológica do público, originada de uma cadeia de estímulos que lhe é dirigida de maneira adequada. A este efeito socialmente últil chamo de conteúdo da obra. Assim é possível por exemplo, definir o conteúdo do espetáculo MOSCOU, ESCUTAS?.
A tensão máxima dos reflexos agressivos do protesto social em GREVE deriva do acúmulo initerrupto(sem satisfação) de reflexos, ou seja, da concentração dos reflexos da luta(elevação do tônus potencial de classe)

2- Na escolha dos próprios estímulos. Em suas direções. Pela correta avaliação de sua inevitável eficácia de classe: Isto é, um determinado estímulo é capaz de provocar uma determinada reação(efeito) apenas em um público de uma determinada classe. Para que o efeito seja mais eficaz, o público presente deve ser relativamente homogêneo, se possível por categoria profissional; qualquer diretor destes "jornais vivos" encenados nos clubes sabe como diferentes platéias, de metalurgicos e tecelões, digamos, reagem de modo totalmente diverso e em diferentes momentos a uma mesma obra.
Essa fatalidade do caráter de classe , quando se examina a eficácia de uma obra, é facilmente ilustrada pelo curioso insucesso em meios operários de uma atração que produz forte impacto nos homens de cinema. Refiro-me a cena do matadouro. Seu efeito associativo, sanguinolento e concentrado , produzido numa certa camada do público, é notório. Na Criméia a censura chegou mesmo a corta-la com ... as privadas!(um americano que assistiu a GREVE declarou que certos efeitos brutais eram inaceitáveis e que esta cena certamente precisaria ser cortada antes do filme ser exibido no estrangeiro). No entanto, a cena do matadouro não provocou este efeito sanguinolento num público operário, pela simples razão de que para um operário o sangue de boi se associa em primeiro lugar a fabrica ligada ao matadouro! E para os camponeses acostumados a abater o gado, a cena não sucitou efeito algum.
O segundo fator de escolha dos estímulos emotivos a acessibilidade de classe deste ou daquele estímulo.
Exemplos negativos: A variedade de atrações sexuais, que são a base da maioria das obras burguesas comerciais; os procedimentos expressivos que distanciam da realidade concreta, por exemplo, o Expressionismo dos vários DOUTOR CALIGARI; o veneno adocicado pequeno-burguês dos filmes de Mary Pickford, que exploram e adestram, com a exitação sistemática dos germes pequeno-burgueses, nossas platéias mais avançadas e sadias.
O cinema burguês tanto quanto o nosso, conhece estes tabus de classe. Assim, no livro THE ART OF MOTION PICTURE, quando as atrações temáticas são analisadas, encontram-se em primeiro lugar uma lista de temas desaconselhados , "as relações entre capital e trabalho " seguindo-se as "perversões sexuais " a "crueldade excessiva", a "deformidade física "
O estudo dos estimulos sua montagem com uma orientação definida nos fornece um exaustivo material para a análise dos problemas relativos á forma.
O conteúdo tal como o compreendo é o esquema geral daquela série de choques aos quais, numa determinada ordem, a platéia se expõe(ou grosseiramente: um certo percentual de materiais para fixar a atenção, outro tanto para irritar, etc). Mas estes materiais devem ser organizados segundo um principio que visa a um efeito desejado.
A forma é a realização dessas disposições sobre um certo material, por meio da criação e da correta organização dos estímulos capazes de provocar os percentuais necessários, isto é, o lado efetivo e concreto da obra.
É preciso mencionar ainda as atrações do momento, isto é, as reações temporárias que aparecem no curso de determinados acontecimentos ou correntes da vida social.
Oposta a estas últimas, existe uma série de fenômenos e procedimentos eternos de atrações. Uma parte destes são atrações úteis de um ponto de vista de classe. Por exemplo, a epopéia da luta de clases atua inevitavelmente sobre um público sadio e íntegro.
Assim como existem atrações com efeito "neutro", como, por exemplo, os saltos mortais, o nonsense, o duplo sentido etc...Sua utilização arbitrária leva a l´art pour l´art, cuja a essência contra-revolucionária foi suficientemente desmascarada.
Assim como as atrações do momento, sobre as quais não se deve especular em vista de sua atualidade, é preciso lembrar que a correta utilização ideológica das atrações neutras ou ocasionais é aceitável exclusivamente como procedimento destinado a provocar aqueles reflexos não condicionados, necessários não por si mesmos, mas sim para a formação de reflexos condicionados, úteis do ponto de vista de classe, os quais desejamos associar a determinados objetivos de nosso princípio social.

Serguei Eisenstein, 1925.

Nenhum comentário:

Postar um comentário