quinta-feira, 28 de março de 2013

Teatro antigo e o moderno



O teatro de ontem reproduzia a vida do homem com uma certa precisão, repetia a noite as sensações vividas, e aquelas que encontravam no palco uma vida desconhecida achavam graça porque não tinham vivido ainda aquelas sensações, os outros bocejavam.
  O homem mudou, uma parte do seu pensamento procura a análise cientifica das coisas, a outra parte anseia por alguma coisa que ele não sabe bem o que é, um desejo inconsciente transformado em angustia, pela indecisão, uma projeção de sensações recalcadas no passado, uma revolta. É como se essas sensações aparecessem todas ao mesmo tempo buscando eroticamente, procurando uma sublimação.
  Esta ânsia se manifesta com pouca freqüência no passado dominado pelo pensamento de renuncia a um Deus inconveniente, concentrou na repetição das coisas. O homem copiava o seu vizinho e respeitava os seus avós. Um outro revoltoso heróico apareceu romanticamente transformando a ciência, o modo de pensar, a arte.
   O século encontra a idéia religiosa de repetir dogmas um tanto confusa. Aparece essa angustia indecisa, armazenada durante milhares de anos, o homem busca porque a pesquisa insólita acalma os seus nervos. Esse desejo não métrico é o fator gerador de toda arte, é o entusiasmo biológico que produz, maravilhoso, livre de religião, casta, de família.
  A idéia de cenário para mim forma um único conjunto com a idéia de teatro. Separar um do outro é um ato de cretinismo dificilmente crível. O teatrólogo também deve saber fazer cenários ou vice versa. O problema é um só: movimentar coisas iluminadas e sonoras para provocar uma reação sensacional na assistência.
   Não importa se os atores são fixos e sonoros e os cenários em movimento e vice versa, ou uma combinação desses. A arte consiste em apresentar uma série de sensações visuais e sonoras e provocar a assistência uma emoção profunda que forçosamente varia com a capacidade de perceber do assistente.
  O cenário não precisa ter nenhuma significação objetiva, não precisa representar os objetos que encontramos na vida.  O cenário, os atores, o som, a iluminação devem formar um aglomerado de coisas em movimento, um conjunto emotivo sensacional , provocando no homem uma reação sublimativa , exitando o seu erotismo possivelmente contido pela civilização, jubilosamente fecundando a sua alma com novos desejos.
   O continuo teatro assistência não é um dogma místico, criação de um decreto como a virgindade de Maria ou a brancura do Espírito santo, ele é um campo de expansão da imaginação do homem, ele simboliza o entusiasmo, ele é um meio sonoro e visual psiquicamente tátil de mostrar ao mundo quanto o homem pode raciocinar.
   Na associação livre de idéias na psicanálise o paciente se manifesta por meio da palavra e portanto é quase forçado a se referir a objetos que existem na realidade, deixando de lado, muitos que lhe vem a mente e que a palavra não exprime. O teatro nesse sentido é mais completo porque pode apresentar uma associação muito mais livre que aquela que a psicanálise tira do inconsciente do homem.
   O cenógrafo que pinta formas na tela e constrói formas sólidas não necessita que essas formas representem a realidade. O meio de expressão é mais livre que o da psicanálise que não é nada livre e está mal classificada. O som inarticulado é também de grande importância como elemento de composição expressiva, assim é a música sem estrutura(ao que parece a psicanálise é tão limitada que não leva em conta essa manifestação inconsciente).
  Todas essas manifestações existem no teatro de hoje de uma maneira separada e elaborada , vê-se que uma não faz parte da outra , a idéia do conjunto desaparece, desaparece portanto uma das idéias da arte.
  O teatro como o amor deve ser livre, sem restrição; a causa da desunião dos elementos do palco é  a restrição, ela desgruda os elementos.
  Nenhuma exigência orgânica decreta um limite ao pensamento do homem, como querem os nocivos passadistas.
  Vi uma vez um ditado curioso e certamente interessante: “ um povo sem visão perece”. Os nossos teatrólogos são verdadeiras maquinas de repetir, nós somos neste momento um povo sem visão.


                                                         Flávio de Carvalho, 1931.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário