sexta-feira, 20 de novembro de 2015

A criação artística nas escolas ocupadas:


Estudantes secundaristas estão dando uma aula de resistência política. Eles nos ensinam que é possível passar com a cabeça, os braços e finalmente com o corpo inteiro pelas grades da Educação reacionária do Estado de São Paulo. Enquanto periódico de Arte Revolucionária manifestamos todo apoio às ocupações nas escolas estaduais: contra a reforma do governo do Estado é preciso que estudantes, professores, artistas e todos os trabalhadores manifestem seu repúdio. Se as forças repressoras ladram do lado de fora das escolas ocupadas, os estudantes andam aprimorando o recado educativo libertário através de atividades culturais combativas.
 As ocupações não são a interrupção do processo educativo, mas sua amplificação: em meio aos debates é fundamental que a criação artística se manifeste enquanto potencialidade expressiva da juventude. A existência de saraus e a realização de vídeos são exemplos de iniciativas que, nos últimos dias, andam fortalecendo o movimento. Os estudantes estão mostrando através da poesia, do teatro, do audiovisual, da música e de outras linguagens a necessidade de formas artísticas combativas que integram-se aos propósitos de um novo modelo de Educação; um modelo no qual estudantes e professores não são concebidos enquanto entulho a ser removido de um lado para o outro.
  Agindo enquanto artistas militantes, os jovens calam aquela velha matraca conservadora: a juventude não está " matando aula ", e sim elaborando estratégias estéticas e afirmando-se  enquanto sujeitos políticos. Para aqueles que desejam apenas tirar 10,0 e reproduzir as injustas estruturas do capitalismo com uma estrelinha na testa, tudo isto pode soar como perda de tempo. Mas é preciso acordar e aprender com os estudantes secudaristas que militam por uma nova Educação, por uma nova realidade política na qual a cultura é a expressão máxima da liberdade. O presente manifesto também está sendo publicado em folhas volantes a serem distribuídas para estudantes e professores das cidades de São Paulo e Campinas.


                                                                      Conselho Editoral Lanterna

Nenhum comentário:

Postar um comentário