sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O CINEMA DE ROBERTO PIRES

O ciclo Revisão Crítica do Cinema Novo, promovido pelo blog Lanterna em parceria com o museu da Imagem e do Som da cidade de Campinas, é um evento cultural importantíssimo: debater o legado estético e político do Cinema Novo é uma tarefa que se coloca para os militantes do cinema revolucionário. Diante do atual cinema brasileiro desprovido de utopia(e sabemos muito bem que sem as imagens utopia torna-se apenas uma palavra de origem grega), insistimos na necessidade de se estudar as lições cinematográficas deste que é o movimento mais significativo da História do cinema brasileiro.
 Dando continuidade aos precursores do Cinema Novo, mais uma vez é colocada em questão a genialidade da escola baiana. No caso de Roberto Pires especialmente, encontramos na tensão entre espetáculo e ideologia um grande esforço para se compreender as dificuldades do povo brasileiro. Em A Grande Feira, filme de 1961, que iremos exibir no próximo sábado(conferir data e horário no fim deste texto), encontramos os dramas humanos na mitológica feira Água de Meninos. Os tipos populares encarnados em Ronny(marinheiro), Ricardo(receptor de cargas roubadas) e Chico Diabo(ladrão que pretende incendiar a feira), possuem uma grande riqueza literária que se resolve plasticamente na câmera de Pires.
  A originalidade cinematográfica para retratar o conflito entre trabalhadores e capitalistas em A Grande Feira , deve-se a parceria de Roberto Pires com Rex Schindler(este último responsável pelo argumento do filme). Graças a esta dupla o resultado é um grande impulso anárquico contra a opressão e um olhar pertinente sobre as diferenças sociais no Brasil.

                                                    Lenito


FILME: A Grande Feira
ANO: 1961
DIREÇÃO: Roberto Pires
LOCAL: Museu da Imagem e do Som de Campinas
QUANDO: Sábado, dia 3 de agosto
HORÁRIO: 19:30


Nenhum comentário:

Postar um comentário