sexta-feira, 24 de abril de 2015

Ciclo de cinema soviético: filme " A Mãe ", de Pudovkin

Dando continuidade ao ciclo de Cinema soviético , uma parceria do nosso blog com o Museu da Imagem e do Som da cidade de Campinas, exibiremos na tarde do próximo sábado(dia 25) o filme A Mãe, do diretor Pudovkin. Faltando uma semana para o primeiro de maio, este clássico de 1926 é mais do que oportuno para se discutir a necessidade das ideias revolucionárias estarem presentes nos partidos, nos sindicatos, nas organizações de classe e...na família. 
 Inspirado no romance homônimo do escritor russo Máximo Gorki, A Mãe nos mostra que a dor e o sofrimento podem empurrar o proletariado na direção da consciência de classe. Escrito sob o impacto dos acontecimentos do primeiro de maio na Rússia de 1902, o romance publicado em 1906/1907 seria magistralmente convertido em linguagem cinematográfica pela lente engajada de Pudovkin. A morte do filho militante Nikolai Batalov, leva sua mãe Niovna Vlasova a compreender o sentido e o drama da luta operária: foi preciso que a mãe proletária percebesse, com a morte do filho revolucionário, que era preciso lutar contra o regime czarista e a sociedade de classes. 
Esteticamente o filme expõe como os aparelhos jurídico e militar estavam na Rússia czarista a serviço da classe dominante. A fotografia realista de Pudovkin faz jus ao realismo literário de Gorki: o rosto duro e sofrido dos operários atirados na miséria, é o que protagoniza a marcha da História. Ainda que esmagado pela repressão, o movimento operário faz da sua luta a seta para o futuro. É pois na figura de uma mãe indignada e transformada politicamente, que repousa o exemplo doloroso do proletariado combativo. Um filmaço!

                  
                                                                                                       José Ferroso 

FILME: A Mãe

ANO: 1926

DIREÇÃO: Pudovkin

LOCAL DE EXIBIÇÃO: Museu da Imagem e do Som de Campinas

DIA: 25 de abril

HORÁRIO: 16:30 

Nenhum comentário:

Postar um comentário