sexta-feira, 11 de setembro de 2015

A participação do espectador na obra de arte:


A participação do espectador que interage com a obra de arte, é uma ideia que anda banalizada. O atual bom mocismo e a síndrome de playground da classe média não deixam ver o que existe de revolucionário na arte participativa: obras estruturadas a partir de formas geométricas, como faziam Lygia Clark e Hélio Oiticica nos anos sessenta, trazem pelo caráter tridimensional uma relação criativa entre artista e espectador.  O significado da obra não está dado, pois ele é aberto e depende da participação. Ao exigir a ação do espectador sobre a obra, mostra-se a necessidade do engajamento físico e psicológico. É o princípio da própria participação política, pois o espectador torna-se agente, sujeito das suas ações.
 A manutenção de uma sociedade que precisa controlar os indivíduos a partir da compra e venda de mercadorias, que precisa perpetuar a divisão social do trabalho, não pode consentir com o pleno desenvolvimento de uma arte participativa. É mais fácil para os capitalistas transformar tudo em uma espécie de " diversão exótica ". Embora não possamos copiar estratégias estéticas do neoconcretismo, podemos ao menos toma-las como princípio criativo para agir sobre a sensibilidade de espectadores. Este é um passo importante no combate ao mundo alienado.

                                       
                                                                                        Os Independentes  

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