sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Teatro, política e censura:



 Teatro, liberdade e censura são os temas centrais que ocupam mostras realizadas na cidade de São Paulo. Os eventos  Ciclo de Dramaturgia, Censura Em Cena  e Ocupação João Das Neves, promovem em centros culturais da capital paulista debates, leituras, palestras, exposições e espetáculos. A questão da repressão e das diferentes formas de censura definem o caráter destas mostras.
  Dentro da vida cultural brasileira, o teatro tem sido historicamente alvo constante de perseguição e censura. Durante a ditadura militar(1964-1985) censores estabeleciam intensa vigilância sobre a dramaturgia e as encenações teatrais dispostas a denunciar os problemas da sociedade brasileira. Portanto nada melhor do que colocar em destaque a contribuição de um diretor como João das Neves , criador do emblemático Grupo Opinião. A oportunidade para se conhecer a obra deste importante diretor brasileiro está no Itaú Cultural, que traz uma mostra sobre João. Devemos lembrar que  foi o Opinião que estabeleceu a primeira resposta política ao Golpe de 64. João das Neves, que foi perseguido e censurado pela ditadura, precisa ter o seu trabalho conhecido pela nova geração.
 Embora a censura hoje não seja sistematicamente empreendida pelo Estado, ela existe numa sociedade conservadora, na qual a iniciativa privada encarrega-se muitas vezes de censurar temas que são " indesejáveis " para o status quo.


                                                                                              Geraldo Vermelhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário