sexta-feira, 14 de março de 2014

A contribuição de Brecht para o Cinema Político:

Todos sabem que Bertolt Brecht é o teatrólogo, dramaturgo e poeta que representa um divisor de águas na estética marxista. Mas, além do teatro e da literatura, sua contribuição cinematográfica vem sendo alvo de grandes debates. Brecht tem uma contribuição original ao cinema político enquanto brilhante roteirista. 
  As relações entre Brecht e o cinema ficam geralmente restritas ao péssimo filme A Ópera Dos Três Vintens, de 1931: diante deste longa de G.W Pabst, o melhor mesmo é ficar com a peça e o romance de Brecht(que de fato são geniais). Fala-se muito também de Os Carrascos Também Morrem(1943), do diretor Fritz Lang. Este filme, que é uma verdadeira aula política á Resistência nos tempos da Segunda Guerra Mundial,  tem os cinco dedos de um roteiro de Brecht pra lá de inspirado. 
 Mas, na minha opinião, existem dois filmes que revelam pra valer a contribuição do teatrólogo alemão á arte do cinema: Kuhle Wampe, de 1932 e Como Vive o Trabalhador Berlinense , de 1930, são ponta pés do cinema político alemão antes da canalha nazista estragar tudo. Kuhle Wampe, realizado por Brecht e Ernst Ottwalt,  nos ensina a pensar um cinema de agitação e propaganda dentro de uma grande agilidade estética: o filme capta toda a atmosfera política que flagra a produção cultural da esquerda alemã. Aqui o drama do proletariado é tematizado com didatismo e coragem política. Trata-se de uma família operária que enfrenta a crise econômica dos anos trinta. A penúria não leva o espectador á piedade, mas ao entusiasmo diante da cooperação e da organização do proletariado alemão. Já o curta Como Vive o Trabalhador Berlinense, dirigido por Slatan Dudow , mostra com imagens áridas, duramente realistas, as condições de vida da classe operária alemã no início de trinta. É um curta que pode inspirar cineastas brasileiros de hoje a olharem a realidade brasileira.
  Brecht, um esteta atual, também deu o seu recado no cinema...



                                                                                             Lenito  

Nenhum comentário:

Postar um comentário