terça-feira, 25 de março de 2014

Sobre a formação de escritores proletários

Dentre as tarefas culturais mais urgentes da esquerda, está a formação política e estética de escritores organicamente ligados á classe operária. Esta afirmação não se baseia em elucubração intelectual, pois os fatos falam por si quando observamos um número crescente de poetas, contistas e romancistas nas periferias brasileiras.
 Este processo educacional, que deve encontrar o seu espaço nas escolas e nos centros culturais bem como nos partidos e sindicatos, não pode ser confundido com mão de obra eleitoreira. A necessidade do escritor proletário, daquele que estabelece imagens e narrativas capazes de exprimir o universo da exploração capitalista e das mazelas da sociedade alienada, é a própria necessidade da construção da ideologia revolucionária dentro das massas.Isto está além, muito além, da arregimentação para engordar o número de filiados de uma determinada organização política. Uma possível(e logicamente necessária) adesão do escritor á esta organização deve ocorrer de acordo com a sua maturidade política. Entretanto, se as universidades e editoras formam intelectuais dispostos a defender o status quo, a esquerda deve suar a camisa e a bandeira para mobilizar os escritores compenetrados no seu interesse histórico anticapitalista.
 O processo de criação de uma vanguarda no plano político também contempla a literatura, verdadeira arma contra a classe dominante. O operário lê sim! A questão é o que ele lê. Necessitamos da literatura proletária nos pontos de ônibus e nas portas das fábricas.  Não nos esqueçamos disso em nossa militância diária.


                                                                                      Geraldo Vermelhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário