domingo, 19 de outubro de 2014

O Surrealismo não é Avida Dollars:

Uma das maiores exposições já realizadas sobre o pintor espanhol Salvador Dali, chega ao Instituto Tomie Ohtake , em São Paulo. Este é sem dúvida um dos eventos artísticos mais importantes do ano, visto que Dali é um nome fundamental da arte moderna. Porém, a associação quase direta entre o pintor e o surrealismo, merece ser vista com reserva. Isto diz respeito evidentemente a um ponto de vista revolucionário, o qual foi encarnado de forma exemplar pelo movimento surrealista, mas jamais por Dali. 
 É claro que seria puro sectarismo não aceitar as contribuições plásticas de Salvador Dali para as sondagens do inconsciente, empreendidas pelo surrealismo. O método paranoico crírico, seria por exemplo, um avanço considerável que o artista espanhol apresentou para as pesquisas expressivas libertárias: uma contribuição pictórica que ajudou a dar prosseguimento ao automatismo psíquico reivindicado por André Breton no primeiro manifesto do surrealismo, de 1924. Porém, a operação realizada pelo surrealismo no plano da linguagem não se restringe ao plano da arte, pois o surrealismo não é um movimento artístico mas uma posição de revolta contra toda as estruturas(econômica, moral e política) da civilização burguesa. Não estamos falando de excentricidades, que tanto divertem a classe dominante. 
Os surrealistas desejam a destruição do modo de vida capitalista, sendo a arte e o comportamento, instrumentos transgressores que reivindicam " mais realidade ". Dali esteve altura destas exigências do movimento surrealista? Apesar de boa parte de suas pinturas exprimirem uma série de temas tabus(sobretudo naquilo que diz respeito ao sexo) , suas escolhas políticas fizeram dele um artista ambicioso, individualista e reacionário.No início dos anos trinta, quando os surrealistas aderem ao comunismo, Dali denominava-se um " anarco-monarquista ". Se isto poderia assemelhar-se apenas com mais uma " irreverência ", verificou-se de fato uma postura política conservadora nos anos seguintes: Salvador Dali saudou o general fascista Franco, quando este havia massacrado os revolucionários durante a guerra civil espanhola(Federico Lorca, que foi amigo de Dali, estava entre os mortos). Pouco tempo depois, Dali e sua companheira Gala, entregaram sua arte a um sistema publicitário que desvirtuou por completo o significado libertário da arte surrealista(Breton acabaria por apelidar Dali de Avida Dollars). Dali enriqueceu ao virar as costas para a posição combativa do surrealismo.
  É importante conhecermos e aprendermos com a obra de Salvador Dali. Mas, muito mais importante é conhecermos os propósitos filosóficos do surrealismo. Estes últimos não permitem que um surrealista ganhe dinheiro ou seja " aceito ", " bem sucedido ". Inimigo do sucesso e aliado do proletariado, o militante surrealista assume uma posição revolucionária diante da poesia, do amor e da liberdade.

                                                      
                                                                        Os Independentes
 

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