terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Diálogo da peça " Uma Mulher Diferente ", do dramaturgo anarquista Pedro Cattalo:

Elena: -  Então, por que aviltar tanto meu pai? Se a " ocasião faz o ladrão " , em lugar dele o senhor teria feito a mesma coisa.

Ricardo: - Não me parece própria  a comparação. Não se esqueça de que estamos tratando de seu pai. Ademais, eu sou rico, muito rico, e me acho salvo de " certas ocasiões ". (Faz com o dedo mostras de roubar ).

Elena: - Quer dizer que o senhor aceita implicitamente que o pobre, tem que roubar algum dia?

Ricardo: - Mas que coisa, Elena ! Dir-se-ia que se propôs reformar os fundamentos morais que regem a nossa sociedade.

Elena: - Os fundamentos morais! A moral é como a roupa de vestir: usa-a cada qual ao seu gosto! O que para uns é vergonhoso, para outros é muito natural. E o que para outros é roubo, para alguns é forma de viver. O que para muitos é mentira, para poucos é verdade. E na exploração do homem pelo homem, a moral mede-se pelo dinheiro que se tem. Todos falam de moral, mas cada um tem a sua.



                                                                         Pedro Cattalo, 1945.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário