quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Cinema e dialética em Eisenstein:

(...) No campo da arte, o princípio dialético da dinâmica ganha corpo no

                              CONFLITO

como o mais essencial princípio fundamental da existência de toda obra de arte e de todo gênero artístico.
Pois arte é sempre conflito:
1- Segundo sua missão social
2- Segundo sua essência
3- Segundo sua metodologia

(...) No campo da imagem que corre(cinema), temos por assim dizer, a síntese desses contrapontos. Da imagem - o espaço, e da música - o temporal.
Isso é caracterizado no filme por aquilo que podemos designar pelo conceito:

CONTRAPONTO VISUAL

Aplicado ao filme esse conceito torna possível indicar diferentes linhas diretrizes para o problema, para uma espécie de gramática fílmica.
 Do mesmo modo, uma sintaxe das exteriorizações fílmicas, em que o contraponto visual pode condicionar um sistema totalmente novo de formas de exteriorização.(...)
 E quanto a tudo isso:
como suposição fundamental: um quadro não é um elemento de montagem,
um quadro é uma célula de montagem(molécula).


                           Sergei Eisenstein, 1929.


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