sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Música brasileira: liberdade conquistada e o atual perigo da despolitização

Vive-se atualmente no Brasil um importante momento de liberdade musical. Como sempre faço questão de frisar aqui, a música popular brasileira ampliou o seu alcance estético para além das barreiras do nacionalismo. É impossível desconsiderar hoje que gêneros como o rock e o rap, sejam partes integrantes da música brasileira. Mas mesmo com as conquistas estéticas(fruto histórico de iniciativas ousadas, como o tropicalismo, por exemplo), a fragmentação musical vem servindo unicamente ao mercado.
 Não existindo barreiras, vários músicos tornam-se  reféns das prateleiras que delimitam os diferentes estilos musicais, que circulam por sites, aparelhos eletrônicos, canais de Tv a cabo, redes sociais, etc. Se produzir, editar e circular músicas ficou fácil, por outro lado ficou difícil reunir cantores e artistas em torno de movimentos e propostas que exprimam uma posição política contrária ao domínio capitalista.
  Os novos meios de difusão legados pela era digital, aos quais refiro-me sempre com otimismo, dado o seu alcance popular, precisam ser utilizados de modo progressista e não de acordo com os imperativos do comércio, que geralmente aprisionam todas as melodias na armadura da mercadoria. Para que a canção no Brasil retome seus laços com uma postura crítica e de contestação social, deve-se saber fazer uso das liberdades conquistadas e dos novos meios.


                                                                                                          Tupinik  

Nenhum comentário:

Postar um comentário