segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Um ponto de vista artístico revolucionário e independente, sobre Cuba:

As motivações reacionárias da opinião pública internacional, apresentam diferentes apelos para ver Cuba novamente invadida e saqueada pelo imperialismo norte americano. Usa-se por exemplo, a situação da artista cubana Tania Bruguera para isso. A artista foi presa no final do ano passado em Havana, após a tentativa de apresentar a performance O Sussurro de Tatlin(referência ao fundamental arquiteto soviético, que foi uma das grandes expressões do construtivismo russo). Mesmo posta em liberdade, Tania está sendo atualmente monitorada pelas autoridades. Acusada de provocar " a desordem " na Ilha, Tania Bruguera e sua obra revelam as atuais contradições políticas sobre o acordo realizado entre Cuba e os EUA. Se tal acordo, tão celebrado por artistas e intelectuais conservadores, não modifica a política cultural stalinista do regime de Raul Castro, isto não significa que Tania represente automaticamente o ponto de vista da direita, ou seja daqueles que querem derrubar o socialismo em Cuba: Tania Bruguera é uma artista militante, que estabelece a crítica de esquerda.
 Tania Bruguera  utiliza as conquistas expressivas da arte contemporânea (verificadas na performance, por exemplo) para realizar um fecundo trabalho envolvendo temas sociais. Sua coragem como artista, exprime um desejo político que levanta a necessidade de se conjugar socialismo e liberdade. Os procedimentos policiais do stalinismo, dos quais Tania é vítima, são inimigos do verdadeiro socialismo. O socialismo não possui razões políticas para temer a uma arte livre; ao contrário, ele deve reivindica-la.  
 A esquerda de um modo geral, precisa tomar como exemplo a obra de Tania Bruguera para defender uma política cultural que rompa definitivamente com métodos burocráticos e autoritários. Para não colocarmos azeitona na empadinha da mídia capitalista, precisamos sustentar uma visão revolucionária e independente da arte(é a única maneira de se combater o ponto de vista liberal neste campo). O próprio destino político da Revolução cubana, depende disso.


                                                                                                  Os Independentes
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário