segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A poesia de João Cabral de Melo Neto desafia o olhar de classe média:

Exprimir por meio do verso sensações que assumem uma forma objetiva, foi talvez a grande busca do poeta João Cabral de Melo Neto. Uma rica trajetória literária que vai de um inicial flerte com a poética do surrealismo até uma poesia " precisa ", objetiva e com rigor métrico, levou João Cabral a deflagrar as contradições do real(o que obviamente inclui o problema social). É neste sentido que o poeta nos lega uma poderosa e penetrante poesia. Creio que o grande exemplo disto esteja na obra Morte e Vida Severina (1955), que traz a sina de dores e angustias de um povo explorado.
  Através do verso árido, conduzido pelo verbo seco e brutal como a realidade sócio econômica da região nordeste, Morte e Vida Severina apresenta um produto literário que nos humaniza pelo sofrimento, despertando o inconformismo social: a dura vida de um retirante em busca de uma vida melhor, leva-nos a refletir sobre as carências do nosso povo. Para um indivíduo de classe média do sudeste, uma obra deste porte poderia passar despercebida? Infelizmente para a maioria destes, uma obra como Morte e Vida Severina não passou de uma leitura obrigatória exigida na disciplina de Literatura Portuguesa, lá nos tempos da escola. Isto é lamentável, posto que a pequena burguesia deslumbrada com bugigangas eletrônicas e bobagens da indústria cultural, não consiga sentir a dor do outro, dor esta causada pelas desigualdades sociais. 
Mas nem sempre foi assim: jovens de esquerda souberam valorizar o legado de autores como João Cabral. Isto fortaleceu ainda mais a cultura quando este tipo de poesia se estendeu para o teatro e a música popular: em 1965 Roberto Freire montou uma versão teatral de Morte e Vida Severina, lá no Tuca da Puc de São Paulo. Na ocasião quem musicou a peça foi ninguém menos que Chico Buarque. 
 Diante de uma série de problemas que a poesia de João Cabral levanta, recomendo que os jovens façam uso dela para compreender o que é este país.

                                                                                       Lúcia Gravas  

Nenhum comentário:

Postar um comentário