segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Literatura regionalista contra o gosto reacionário da " nova direita "

Sinto-me profundamente enojado diante das manifestações políticas recentemente organizadas pela chamada " nova direita ". Na verdade, é a velha direita de sempre, com seus preconceitos, sua moral conservadora, seu individualismo grotesco e sua aversão pelos trabalhadores brasileiros. Não enfoco aqui o debate político entre os que são a favor ou contra o governo. Minha intenção, igualmente política, passa pelo terreno estético: o gosto colonizado e as práticas culturais da pequena burguesia(de onde provém esta nova onda direitista), especificamente na região sudeste, não cessam de revelar o desprezo por aquilo que é popular e empenha-se(enquanto obra literária, plástica, cinematográfica, etc) na denúncia das péssimas condições de vida de boa parte do povo brasileiro. Muito especialmente a miséria econômica presente nos estados no nordeste, precisa ser parte integrante de uma literatura corajosa, como aquela do Romance de 30.
 Para o escritor da atualidade, seja qual for a região do Brasil que ele habite,  existe o imperativo ético de criar pela ficção, narrativas que correspondam aos níveis concretos de vida de homens e mulheres assolados pelo abandono, pela precariedade presente em várias regiões do nordeste; ou seja situações que flagram historicamente o deslocamento das principais atividades econômicas do Brasil para a região sudeste.É a imagem do trabalhador em luta que precisa ser desenvolvida na atual produção literária brasileira. A existência progressista dos escritores periféricos da atualidade, que dão voz aos problemas enfrentados pela classe operária em cidades como São Paulo, é um fato importantíssimo que será decisivo para uma ofensiva cultural proletária. Afim de fortalecer tal ofensiva, recomendo que se estude a literatura regionalista dos anos trinta. Autores como Jorge Amado, são da maior importância para refletirmos sobre uma literatura engajada e que ao mesmo tempo possui uma tremenda força popular. Romances como Cacau(1933), Suor(1934) e Jubiabá(1935), todos de Jorge Amado, contribuem para uma literatura que prioriza a luta de classes no Brasil, com a fisionomia e as características culturais do trabalhador brasileiro(no caso da literatura de Jorge, dos trabalhadores da Bahia).
 Sei perfeitamente que os meus amigos trotskistas, devem estar escandalizados por este elogio a uma concepção artística que contrasta com suas convicções estéticas e políticas. Mas, sinceramente: não faço qualquer apologia do realismo socialista. O que defendo, o que considero urgente diante do atual momento político, é a existência de uma literatura que a exemplo de Jorge Amado e outros(Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, José Lins do Rego, etc), deu voz ao povo pobre do nordeste, tão difamado pela língua esnobe da " nova direita ".  Colocar a literatura ou qualquer outra forma de arte, para carregar as imagens de um povo faminto, faz com que a burguesia e seus lacaios de classe média, fiquem automaticamente contra: foi assim com os romances da Literatura dos anos de 1930, foi assim com os filmes do Cinema Novo, durante os anos de 1960. Vamos enfrentar o gosto reacionário da " nova direita " com uma arte voltada para o proletariado brasileiro.


                                                                                         José Ferroso 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário