quinta-feira, 10 de abril de 2014

O cineasta militante que nunca irá desaparecer:

Se o filme configura-se essencialmente em memória,  então como o cinema latino americano poderia deixar de compor registros da luta revolucionária? Neste continente saqueado pelo imperialismo norte americano e massacrado por ditaduras recentes, cineastas de coragem não filmam entretenimento barato: para o latino americano a câmera só pode ser uma arma na guerra contra a burguesia. Raymundo Gleyzer permanece entre nós enquanto companheiro que assumiu todos os ricos nesta luta. Mesmo que a ditadura argentina tenha em 1976 sequestrado  e sumido com este artista que tanto admiramos, nós nunca iremos deixar de olhar a sua cinematografia enquanto fonte inesgotável de criatividade e denúncia social.
 Raymundo nos ajuda na construção do cinema político latino americano. Muito especialmente o gênero do documentário, em toda sua força política, recebeu grande atenção por parte de Raymundo. Seus filmes militantes exibidos aonde a classe operária estava, isto é fábricas, sindicatos e escolas, só nos pode fazer concluir que este é o cinema que os trabalhadores necessitam. É este tipo de fato cultural revolucionário que demonstra o quanto é inútil o cinema comercial em sua obsessão pequeno burguesa por sucesso, prêmios e badalação. A luta de Raymundo, o cineasta argentino que não podemos deixar de cultivar em nossa memória, foi encarnada no grupo cinematográfico Cine de La Base. Esta rapaziada desenvolveu um cinema comprometido com o povo, fazendo do audiovisual  uma verdadeira aula sobre a realidade política. 
  Raymundo Gleyzer foi a um só tempo militante no cinema e nas lutas sociais, quando a sociedade argentina adentrava pela barra pesada dos anos setenta. Este foi um momento em que o marxismo embasou a prática cinematográfica, configurando uma estética de oposição, como está claro em filmes como Traidores, de 1973.
  Companheiro Raymundo, esperamos ser dignos do seu legado revolucionário.


                                                                                  Lenito

Nenhum comentário:

Postar um comentário