quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Teatro Dialético contra o ilusionismo eleitoreiro:

Diante de uma propaganda partidária o que menos conta é o distanciamento crítico. Nas propagandas, pausa,  reflexão e entendimento são aspectos reprimidos por um ilusionismo que separa ética de estética. Pois bem, em tempo de eleições é preciso cercarmo-nos de métodos artísticos que forneçam pelo anti-ilusionismo, a crítica dos procedimentos de manipulação política. O legado teatral de Brecht está aí pra isso.
 Na estética de Bertolt Brecht, o importante é romper com os aspectos aristotélicos do teatro. Entretanto, as lições desta dramaturgia, cada vez mais contundente numa sociedade pautada por relações alienadas, não envolvem apenas uma concepção teatral diante de muitas outras. Trata-se de um compromisso ideológico progressista que parte do teatro para uma análise dos aspectos essenciais da vida social. Em Brecht o palco é uma tribuna e não um show de efeitos visuais apelativos que levam ao irracionalismo. Diferentemente de certas manifestações teatrais irracionais, cujo resultado é o mais completo e improdutivo histerismo intelectual, Brecht faz da arte um ensinamento que ajuda os homens a compreenderem o funcionamento do mundo em que eles estão situados.
 A crítica de Brecht, que resulta no teatro dialético, está longe de ser maleta: o prazer, expresso no riso e no canto, é valorizado pela inserção do gosto popular num movimento dialético entre situações que colocam a cabeça do espectador para funcionar. Ora, isto é o oposto das propagandas políticas partidárias e de todo arsenal da cultura de massa que geralmente impedem a análise e a reflexão sobre o que está sendo representado. A contribuição da arte, em especial do teatro, para o debate político passa necessariamente pelo avanço estético representado por Brecht. Se os despolitizados  de sempre e os patéticos reacionários vivem tentando inutilmente dizer que " Brecht é ultrapassado ", é porque o autor alemão ainda responde com envergadura aos problemas essenciais do teatro e da vida política.


                                                                                        José Ferroso

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