segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Caminhos para o teatro político:

A diminuição do público nas casas de espetáculo e o papel reacionário das peças comerciais no Brasil, são fatos atuais que já comentamos aqui. Se de um lado pequenas, porém aguerridas, companhias teatrais fazem de modo exemplar o seu dever político de resistir contra a mediocridade, do outro a grande classe média(sobretudo na região sudeste do país) forma o público que não abre mão do velho pato com laranja. Ou seja, a questão do público merece ser vista sob um duplo aspecto: a necessidade de formar um público popular ainda não totalmente familiarizado com o teatro(mas aberto á sua dimensão lúdica) e o imperativo de  agir eticamente diante da pequena burguesia que frequenta, de modo minoritário, as casas de espetáculo.
  Perante a classe média, narcisista e mentalmente colonizada pela cultura norte americana, o teatro brasileiro pode partir tanto para o consentimento com o gosto medíocre quanto para a agressão aos valores morais que constituem esta classe. Se por uma questão econômica são feitas concessões de linguagem, fazendo peças teatrais se confundirem com telenovelas ou importação na linha Broadway, alguns poucos partem para outras formas de incentivo e também para outras estratégias cênicas. A performance, que atualmente vem sendo um espaço de síntese entre o ator e o artista plástico, torna favorável o contexto para uma arte de agressão ou pelo menos de estranhamento. Entretanto, esta atitude que geralmente é avançada sob o ponto de vista estético, não pode se afastar do público popular: são os trabalhadores que passam de um lado para o outro na rua, que devem formar o público desejado por todo ator progressista; que não aguenta mais os gostos ditatoriais da pequena burguesia.
 Seja procurando inventivo governamental ou partindo para a autogestão, os grupos teatrais que realmente tem algo a dizer, devem encaminhar-se em direção ao povo.


                                                                                    Geraldo Vermelhão  

Nenhum comentário:

Postar um comentário