sábado, 9 de agosto de 2014

Cinema popular não é necessariamente de esquerda:

Estão dizendo por aí, nos jornais e em vários espaços consagrados ás questões cinematográficas, que o Brasil vive atualmente a sua " era de ouro do cinema ". Na verdade devemos nos perguntar se este ouro não é de tolo. Encher a boca pra falar da pluralidade do nosso audiovisual, pode ser uma maneira de retirar do cinema brasileiro suas responsabilidades políticas. O fato do público corresponder ás expectativas de mercado, não basta para que o cinema se abstenha do seu papel de experiência cultural que exprime um olhar libertador sobre o seu povo. 
 É pura demagogia achar que o retorno de um grande público signifique missão cumprida para os cineastas. Na Alemanha hitlerista por exemplo, filmes racistas eram sucesso de público. Para inserirmos a discussão cinematográfica nas suas potencialidades formuladoras e instrutivas acerca da nossa realidade( para assim comunicar ao público um olhar crítico sobre as contradições nacionais) devemos nos voltar para a economia e para a estética enquanto campos que precisam, no plano do cinema, dialogar com projetos políticos que levem á emancipação da classe trabalhadora. Portanto os cineastas não devem simplesmente adotar resoluções comerciais que na atual conjuntura dialogam com o gosto popular. O cinema tem como uma de suas tarefas desafiar as linguagens estabelecidas e frutificar num diálogo provocador com as massas. É claro que os capitalistas não vão investir nisso. Portanto é preciso buscar apoio entre as forças políticas que acenam para a construção do socialismo. Esteticamente falando, creio que é preciso afastar-se da linguagem publicitária e hollywoodiana e contemplar a Literatura de esquerda e a Economia Política. 


                                                                                             José Ferroso

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